Infraestrutura no loteamento Barroso possibilita implantação de nova linha de ônibus


Publicado em 18/04/2019 as 18:22

Oferecer qualidade de vida à população, essa é a missão da Prefeitura Municipal de Aracaju. Através de obras de infraestrutura, a atual gestão municipal vem abrindo portas para a realização de muitos sonhos dos aracajuanos, como é o caso da comunidade residente no loteamento Barroso, bairro Farolândia. As obras, que já estão sendo finalizadas nesta região, tornaram possível a implantação de uma nova linha de ônibus: a 507- Farolândia/Zona Sul, que agora irá possibilitar aos habitantes dessa comunidade locomoção de qualidade. 


Em todo o serviço de infraestrutura foram investidos R$ 4 milhões, somando os recursos da primeira e segunda etapas da obra. Para o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, os benefícios dos investimentos não são aquilatados pela conclusão ou pelo alcance territorial mas, sobretudo, pela sua continuidade. "Para ser fiel aos fatos, esta obra significa mais do que está inscrito no projeto. Era um apelo constante dos moradores que viviam privados de saneamento e outros serviços. Agora, além de ruas calçadas, a população terá acesso a serviços antes privados por conta do estado das ruas, como, por exemplo, transporte coletivo, rondas de agentes de segurança pública, serviços médicos móveis. Vai além da parte estrutural. Trata-se de algo com largo alcance social, que integra esta comunidade aos restante da cidade", diz.


A obra no loteamento Barroso se encaminha para ser concluída e não acaba em si mesma. A implantação da nova linha de ônibus é uma representação da continuidade dos benefícios gerados pelo serviço feito no loteamento. A dona de casa Cristiana dos Santos, 43, mora na comunidade há dez anos. Ela conta que, antes, precisava sair de casa bem cedo para suas idas ao médico, mas, agora, a realidade será outra. "Às vezes, eu vou para o Hospital Universitário e tenho que sair de casa às 5h. Agora, não preciso sair tão cedo assim. Melhorou muito. Essa linha foi uma bênção para a gente, antes tínhamos que ir pegar ônibus longe", afirma.


A medida tomada pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), beneficia especialmente, além dos habitantes do loteamento Barroso, a população residente nos loteamentos Senhor do Bonfim, Saquinho e Mauá, que, antes, não contavam com o serviço próximo a suas residências. "Esta era uma demanda antiga da população. Agora, a linha 507 já está circulando pelos loteamentos do bairro Farolândia, facilitando totalmente o acesso dos moradores ao sistema de transporte coletivo da capital", diz o superintendente da SMTT, Renato Telles.


Dona Maria Luísa Fruteira, 65, é membro da associação de moradores da comunidade e reside lá desde seu nascimento. A moradora participou ativamente do processo de instalação da linha de ônibus, junto com os outros membros da associação, que, desde a gestão passada, já lutavam por isso. "Era muito complicado, principalmente devido à violência, e, agora, com isso, é uma melhoria na qualidade de vida. Agora, estamos vivendo um sonho que a gente não esperava, mas graças ao nosso prefeito, que se juntou a nós para poder fazer essa melhoria na nossa comunidade. A gente não tem do que reclamar", conta.


Assim como dona Luísa, sua neta Lidiane Alves, 21, se sente muito satisfeita com o progresso da comunidade. Esperando o ônibus para ir trabalhar, a estudante de Enfermagem conta como a nova linha facilitará sua locomoção. "Sem ônibus nenhum passando por aqui era muito difícil para nós. Agora está muito mais fácil. Eu pego ônibus aqui, vou para a Atalaia, de lá eu posso me locomover para outros lugares. Está muito bom. As obras ajudaram muito", relata.