Jornalistas têm nova diretoria da Fenaj e do Sindijor Sergipe


Publicado em 19/08/2022 as 07:34

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR/SE), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), elegeu nova diretoria para o mandato de 2022 até 2025. A posse da Chapa Unidade na Luta está prevista para o dia 12 de setembro. Confira no fim desta matéria a composição da nova DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDIJOR/SE – 2022/2025.

Na noite da quarta-feira, dia 17 de agosto, às 20hs, o presidente do SINDIJOR/SE, que foi reconduzido, Milton Alves Júnior, e o diretor e ex-presidente do SINDIJOR/SE, Edmilson Brito, foram empossados na nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) como membro da Secretaria de Relações Institucionais e Conselho Fiscal, respectivamente. Foi transmitida ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube da federação a cerimônia de posse da chapa vencedora das eleições da FENAJ ‘Unidade de luta em defesa da liberdade de imprensa e fortalecimento da democracia’.

Eleita com 97,16% dos votos, para o triênio 2022-2015, a nova gestão da Fenaj será encabeçada pela jornalista Samira de Castro, ex-presidenta do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

“Estamos diante de um legado de força e compromisso com a nossa categoria. Zequinha – como é bastante conhecida nacionalmente –, mostrou sua garra e foi impecável. A partir de agora estamos focados em engrandecer o trabalho desenvolvido pela Fenaj, e prontos para os novos desafios. A Fenaj mais uma vez apresenta um grupo democrático, resistente e de amor à profissão”, completou Samira de Castro.

Maria José permanece na direção da entidade, ocupando a Secretaria de Relações Internacionais e permanece representando a FENAJ no Comitê Executivo da FIJ. Além da diretoria executiva, foram empossados ainda os integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE). Para os próximos três anos, a perspectiva da presidenta empossada é de retomada dos avanços trabalhistas.

Luta sindical em Sergipe

Da mesma forma como ocorreu com jornalistas de todo o Brasil, Milton Alves Júnior declarou que este mandato que se encerra a frente do SINDIJOR/Sergipe foi um dos mais difíceis.

“Nesta pandemia, além dos problemas de saúde e dos colegas que perdemos para a Covid, enfrentamos uma situação de vulnerabilidade grande com muita demissão de jornalistas. Tivemos desafios inimagináveis. O governo Bolsonaro, desde o primeiro dia na presidência, agride de forma verbal e até física jornalistas, descredibilizando o jornalismo em todo o país. Grandes empresas de comunicação como o UOL e o Estadão foram descredibilizados, imagine os pequenos veículos de comunicação? Foram os piores anos que vivi fazendo jornalismo”, relatou o presidente do SINDIJOR/SE reeleito.

Frente às dificuldades enfrentadas, Milton aposta que o mandato seguinte será melhor.

“Acreditamos que a próxima gestão será melhor com possibilidades reais de valorização do jornalismo e de ampliação de ações sociais em prol da categoria. Uma boa novidade é que vamos lançar um Clube de Benefícios gigante na posse da nova diretoria, em setembro. Antes disso, fechamos uma importante parceria com o colégio Salesiano para obter o desconto na matrícula dos filhos de jornalistas”, destacou Milton.

A respeito dos direitos do jornalista de Sergipe, Milton Alves reforçou a necessidade de cumprimento da data base do reajuste anual que é o mês de maio.

“Em termos de reajuste salarial nossa conquista foi próxima à realidade de jornalistas em outros estados brasileiros. Pretendemos manter a luta, principalmente para garantir a nossa data base que é 1º de maio. Queremos que o sindicato patronal respeite o jornalista de Sergipe e atenda a esta clausula do nosso Acordo Coletivo”, acrescentou.

Jornalismo e Tecnologia

Milton Alves discutiu sobre as plataformas digitais e redes sociais que na última década transformaram completamente o dia-a-dia de todas as jornalistas e os jornalistas do Brasil, a exemplo do que ocorre em outras partes do planeta.

Para o presidente do SINDIJOR/SE, Milton Alves, tais mudanças não devem ser encaradas com pessimismo.

“São mudanças que fazem parte do processo evolutivo. Temos a obrigação de nos adequarmos às plataformas digitais de forma estrutural e com consciência sobre os efeitos desta mudança. A sociedade aos poucos vai percebendo a importância da divulgação de informação com credibilidade e já passa a desconfiar de Fake News que antes eram compartilhadas massivamente pela própria população sem o menor critério”.

O presidente do sindicato defende que apesar das mudanças impostas pelo novo contexto tecnológico em que vivemos, segue a luta em defesa do jornalismo profissional.

“Já tivemos denúncias e defendemos a contratação de jornalistas profissionais para a atuação em portais e veiculação de conteúdo jornalístico. A velocidade da divulgação nas redes sociais é maior. No entanto, o jornalismo exige apuração de forma mais cuidadosa para que não haja a difusão de informação que não procede. Acredito que estamos conseguindo manter este parâmetro profissional em diálogo com os patrões da comunicação em Sergipe”.

Segundo o presidente do SINDIJOR/SE, se a realidade passa por mudanças através da tecnologia, o direito dos jornalistas não se flexibiliza, portanto as Prefeituras, as empresas, os portais, o governo, e todos que contratam jornalistas devem cumprir o devido direito do profissional.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDIJOR/SE – 2022/2025

01- PRESIDENTE – Milton Alves Júnior

02 – VICE-PRESIDENTE/SECRETARIA GERAL – Guilherme de Oliveira e Silva Fraga

03 -ADJUNTA DA SECRETARIA GERAL – Hivy Rhaffaella

04 – SECRETARIA DE FINANÇAS – Claudomiro Ribeiro de Santana

05 – ADJUNTO DA SECRETARIA DE FINANÇAS – Anderson Oliveira Machado

06- SECRETARIA DE REGISTRO E FISCALIZAÇÃO – Tâmara Carla Oliveira Santos Kivel

07 – SECRETARIA DE FORMAÇÃO E SINDICALIZAÇÃO – Fredson Navarro Silva de Deus

08 – ADJUNTO DA SECRETARIA DE FORMAÇÃO E SINDICALIZAÇÃO – Elisângela Valença

09 – SECRETARIA JURÍDICA, DE SAÚDE E DE ASSISTÊNCIA – Erna Raisa Lima Rodrigues de Barros

10 – ADJUNTO DA SECRETARIA JURÍDICA, DE SAÚDE E DE ASSISTÊNCIA – José Gilton Feitosa da Silva

11 – SECRETARIA DE CULTURA E COMUNICAÇÃO – Caroline Rejane Sousa Santos

12 – ADJUNTO DA SECRETARIA DE CULTURA E COMUNICAÇÃO – Max Augusto Santos de Araújo

13 – SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E SOCIAIS: Paulo de Sousa

14 – ADJUNTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E SOCIAIS – José Marcos dos Santos

CONSELHO FISCAL

15 – TITULAR – José Edson Araújo do Carmo

16 – TITULAR – Raimundo Macedo Ferreira

17 – TITULAR – Marcos Augusto Borges Torres

18 – SUPLENTE – Miralda Santos

19 – SUPLENTE – Jairo Alves de Almeida

COMISSÃO DE REGISTRO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

20 – TITULAR – Nivaldo Cândido de Souza

21 – TITULAR – Cândida Oliveira

22 – TITULAR – Shislane Vitória

23 – TITULAR – Ronaldo Sales Bezerra

24 – SUPLENTE – Noel Lino dos Santos

25 – SUPLENTE – José Lupércio Santos

COMISSÃO DE ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

27 – TITULAR – Edmilson Santos Brito (presidente)

28 – TITULAR – Hipácia Andrade Nogueira Prado

29 – TITULAR – Amália Roeder

 

Fonte e foto CUT Sergipe