Mil migrantes cubanos chegam à fronteira do México com os EUA


Publicado em 20/04/2019 as 08:25


Cerca de mil migrantes cubanos chegaram à mexicana Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos, enquanto outros 400 cidadãos do país se uniram à enorme caravana de centro-americanos que avança pelo sudeste do México para chegar ao território americano, informaram fontes oficiais. 

"A chegada de cubanos teve início na segunda-feira (15), com cerca de 260 pessoas. Na terça (16), 252, na quarta (17), 350, e na quinta (18) somaram-se 130 migrantes registrados e outros à espera de ser registrados", informou Enrique Valenzuela, coordenador do Conselho de Atenção a Migrantes de Chihuahua, estado da Ciudad Juárez.

A maioria desses cubanos querem pedir asilo aos Estados Unidos e chegaram em família à Ciudad Juárez, onde passam a noite na rua para não perder seu lugar na fila de registro para o trâmite de asilo. Enquanto isso, no extremo sul do México, cerca de cinco mil migrantes de diversas nacionalidades atravessam o estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, em uma caravana em busca do sonho americano, segundo o Instituto Nacional de Migração (INM)